Programa Mulheres Rurais: Emater-RN realiza reuniões de mobilização no estado
Iniciativa vai promover inclusão produtiva a 430 mulheres algodoeiras do Rio Grande do Norte.

A EMATER-RN está realizando um circuito de mobilização e planejamento do programa “Mulheres Rurais, Autonomia, Alimentação e Vidas Saudáveis” em diversas regionais do Rio Grande do Norte. A ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) está inserida no Programa de Organização Produtiva e Econômica das Mulheres Rurais, instituído por meio do Decreto Federal nº 11.452, de 22 de março de 2023, e lançado no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O “Mulheres Rurais” é uma iniciativa do Governo Federal, operacionalizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com execução no Rio Grande do Norte pela EMATER-RN.
O programa visa contribuir significativamente para a redução da pobreza no meio rural, promovendo a cidadania e o bem-viver das mulheres do campo. O principal objetivo é elevar a autonomia econômica das participantes, assegurar o acesso a alimentos saudáveis, e possibilitar um meio ambiente sustentável, com tempo livre, e a participação em espaços de gestão social de políticas públicas.
O projeto busca fortalecer processos produtivos agroecológicos e de construção da autonomia socioeconômica para 430 mulheres algodoeiras e produtoras de alimentos, abrangendo um período de 17 meses.
Cronograma de mobilização
Nessa quarta-feira (12), a equipe técnica da EMATER-RN esteve reunida em São José do Campestre (regional Santa Cruz) para a reunião de mobilização, apresentação detalhada do projeto e planejamento dos cadastros das beneficiadas. Além de Campestre, foram atendidos na fase inicial de movilização os municípios de Touros (Regional de João Câmara); Jucurutu (Regional de Caicó); Coronel João Pessoa e Luís Gomes (Regional de Pau dos Ferros); Serra do Mel e Mossoró (Regional de Mossoró).
Nos próximos dias, o circuito de mobilização se dirige a Parelhas (14/11), Macaíba (17/11), São Paulo do Potengi (18/11), Caicó (19/11) e Nova Cruz (28/11). Posteriormente, o circuito seguirá com mobilizações nas Regionais de Umarizal, Assu e Currais Novos. A próxima etapa do projeto será a realização do Cadastro e Diagnóstico das beneficiadas, seguido pelo Planejamento das Atividades Coletivas.





