Com foco em chamar a atenção para o enfrentamento à violência contra a mulher, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta sexta-feira (10), uma ação direcionada a motoristas e passageiros na Rodoviária de Natal e na Unidade Operacional de São Gonçalo do Amarante. A iniciativa aconteceu no Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, para sensibilizar as pessoas sobre os tipos de crimes praticados e como denunciá-los às autoridades.
Durante a ação, foram realizadas palestras e distribuído material informativo sobre como identificar sinais de violência contra a mulher, que práticas são mais verificadas e por quais canais a população pode denunciar. Os policiais também apresentaram os sinais com as mãos que podem ser feitos pelas vítimas, para alertar sobre a existência de algum tipo de violência.
“O enfrentamento aos crimes contra a mulher é uma ação permanente da PRF e a população tem um papel fundamental na denúncia dessas práticas”, destacou Marcelo Maciel, chefe do Escritório Regional de Direitos Humanos (ERDH) da instituição.
Dados
O cenário da violência contra a mulher no Brasil evidencia a urgência de ações concretas por parte da segurança pública. Segundo levantamento do DataSenado, aproximadamente três em cada dez brasileiras já sofreram violência doméstica praticada por homens, sendo que 48% relataram ter vivenciado algum tipo de violência no ambiente familiar.
Apesar disso, estima-se que 61% dos casos não são formalmente registrados, o que reforça o grave problema da subnotificação. Entre as vítimas de violência doméstica, 22% afirmaram ter passado por episódios recentes, ocorridos nos últimos 12 meses, o que demonstra a permanência e a atualidade desse fenômeno.