DestaquePolícia

Polícia Penal revisa Plano de Contingência das unidades prisionais

A Polícia Penal do Rio Grande do Norte iniciou, nesta semana, a revisão do Plano de Contingência das unidades prisionais, começando pela Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (PERCM), em Nísia Floresta. O documento reúne um conjunto de medidas e protocolos de pronta resposta voltadas ao enfretamento de situações de crise no sistema prisional.

O diretor-geral adjunto da Polícia Penal, Samuel Marques, com apoio da Academia da Polícia Penal (ACADEPEN), reuniu-se com o efetivo da PERCM para avaliar o plano e incorporar sugestões apresentadas pelos servidores. O planejamento contempla ações preventivas e de pronta resposta diante de ameaças externas e internas, como tentativas de fuga, motins e rebeliões.

Além da revisão teórica, os policiais penais participaram de simulações práticas, com o objetivo de aprimorar a execução das medidas previstas. O plano também estabelece diretrizes para a atuação integrada das forças de segurança em apoio às ações realizadas dentro das unidades prisionais, garantindo respostas imediatas e coordenadas em casos de emergência.

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) para o fortalecimento da segurança, da gestão e da eficiência operacional do sistema prisional potiguar, reforçando o compromisso com a manutenção da ordem, do controle e da disciplina nas unidades prisionais do Estado.

Márcio Morais

Márcio Morais é jornalista graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Pós-graduado em Política e Gestão em Segurança Pública. Com mais de 20 anos de experiência na comunicação, foi assessor de imprensa das Prefeituras de Apodi e Pau dos Ferros, da Câmara Municipal de Apodi e de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do RN. Trabalhou também nos jornais O Mossoroense, Gazeta do Oeste e Jornal de Fato, além de fundar o jornal O Vale do Apodi. É autor da série Por Trás das Grades (volumes I, II, III e IV) e do livro Pedro Rocha – Um dos Assaltantes de Bancos mais Temidos do Nordeste, que revelam histórias reais do sistema prisional e do crime no Nordeste. Criador do projeto literário e jornalístico Por Trás das Grades, mantém o site www.portrasdasgrades.com.br e o perfil @marciomoraisrn nas redes sociais. ovaledoapodi@gmail.com - (84) 99168-2808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo