ApodiDestaque

Internos concluem curso de pintor de obras em Apodi

Cinquenta internos do Centro de Detenção Provisória de Apodi concluíram o curso de Pintor de Obras, promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A formação teve início em junho e as aulas práticas já foram concluídas. Os certificados serão entregues no dia 11 de agosto.

Dividido em duas turmas de 25 participantes, o curso contou com carga horária de 160 horas por grupo. As instruções foram ministradas pelo instrutor do SENAI, Raimundo Sidrake de Souza Oliveira, que conduziu os módulos teóricos e práticos. Como atividade final, os próprios internos foram responsáveis pela pintura de toda a estrutura física da unidade prisional.

Além da certificação profissional, os participantes terão direito à, conforme previsto pela Lei de Execuções Penais (LEP). “A SEAP tem investido fortemente na qualificação dos internos, preparando-os para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Esses detentos sairão com formação técnica e diploma de pintor ou mecânico de motos emitido pelo SENAI”, afirmou o policial penal Márcio Morais.

Essa não é a primeira ação de qualificação profissional desenvolvida na unidade. Anteriormente, o CDP de Apodi já havia promovido um curso de Mecânica de Motocicletas, também em parceria com o SENAI, contemplando outros 50 internos.

Referência no sistema prisional potiguar, o CDP de Apodi se destaca pela implementação de projetos voltados à educação, trabalho e sustentabilidade. Um dos exemplos é a iniciativa “Varrendo a Violência, Empregando a Paz”, que transforma garrafas PET em vassouras ecológicas. O projeto já retirou cerca de três milhões de garrafas do meio ambiente, reafirmando o compromisso da unidade com a ressocialização e a preservação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo