
Apodi está sediando deste a última quinta-feira (06) a 5ª Edição da FEMULTI (Feira Multissetorial do Médio Oeste) e o 4º Festival Gastronômico de Apodi. Os eventos prosseguirão simultaneamente até o sábado (08), na Praça Dom José Freire, no centro da cidade, com palestras, exposições, rodadas de negócios, apresentações culturais, shows e lançamentos de produtos e marcas locais.
A governadora Fátima Bezerra esteve presente aos eventos nesta sexta-feira (07), quando entregou 48 certificados às formandas do Programa Costura + RN. A solenidade contou ainda com um desfile de moda, onde foram apresentadas as peças produzidas pelas próprias costureiras durante o curso de qualificação, e, na oportunidade, foi fechado o financiamento entre uma das alunas contempladas no Programa e a Agência Desenvolve RN para aquisição de equipamentos.
“Este é um encontro entre cultura, trabalho, empreendedorismo e esperança. Minhas queridas companheiras, só posso expressar a alegria do nosso governo, através da SEDEC, que tem oportunizado este curso. E não é só a capacitação, é o dinheirinho também para você comprar sua máquina de costura e dali você tirar o seu sustento e movimentar cada vez mais a cidade. Então, eu olho para vocês e peço as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição, para que a gente siga com fé, coragem, união e amor, trabalhando cada vez mais para o desenvolvimento do Apodi e pelo Rio Grande do Norte”, celebrou a governadora.

No total, o programa Costura +RN pretende qualificar, em duas etapas, aproximadamente 1.850 alunos em 37 municípios do Estado, prevendo ainda crédito facilitado para a aquisição de máquinas aos microempreendedores capacitados, com suporte integrado às políticas de assistência social.
A governadora também exaltou a importância dos dois eventos que estão ocorrendo na cidade para a economia e o turismo da região Oeste do estado. “Dizer da minha imensa alegria em estar participando de mais uma edição da FEMULTI, junto com o Festival Gastronômico, e dizer que o Governo do Estado se sente muito honrado em estar apoiando esta feira que chegou para ficar. Muito importante reunir aqui gastronomia, artesanato, cultura, trazer a agricultura e o comércio, ou seja, fomentar e incentivar a economia local e regional, e isso é o que o povo quer, que a gente trabalhe para trazer cada vez mais oportunidades de emprego e de melhoria de renda”, destacou Fátima.

A FEMULTI é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL/Apodi), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN) e diversas instituições públicas e privadas da região, além de contar com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC), com investimentos na ordem de R$ 400 mil, como também com incentivos por parte da Prefeitura Municipal de Apodi.
A SEDEC está com estande no evento, onde, além de fornecer informações sobre suas ações, como o PROEDI, oferecerá um atendimento personalizado para os interessados nas áreas industriais e de energias renováveis. Já no estande da Agência de Fomento do RN (Desenvolve RN), estão sendo apresentadas suas linhas de crédito para microempreendedores, profissionais liberais e empresários formais. O estande do Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), o público poderá ver as apresentações de seus programas, projetos e ações, demonstrando como o PAX tem contribuído para o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico, com geração de emprego e renda.
“Eu tive o privilégio de, quanto prefeito, ter sido procurado pela CDL e pelo SEBRAE, quando trouxeram o projeto da FEMULTI. Abraçamos a ideia e o sucesso foi tão grande que estamos aqui, na 5ª edição. E em paralelo, estamos na 4ª edição do Festival de Gastronomia, junto com o NUGAP. Este é um trabalho conjunto, mas que o Governo do Estado do RN, através da SEDEC, fez questão de investir para hoje testemunharmos o seu sucesso”, enalteceu Alan Silveira, ex-prefeito de Apodi e atual secretário da SEDEC.
“É a maior feira de negócios do Rio Grande do Norte. A feira superou todas as expectativas, atingindo todos os níveis que queríamos. São mais de 100 expositores, e mais de 20 eventos durante o Festival Gastronômico. É uma feira multisetorial com vários eventos paralelos e isso tudo tem o DNA do Governo do Estado, que é o maior incentivador”, agradeceu Flávio Carvalho, presidente da CDL/Apodi.
Gastronomia regional em alta
O 4º Festival Gastronômico de Apodi é organizado pela CDL em parceria com o Núcleo Gastronômico de Apodi (NUGAP) e com apoio do Governo do Estado através da SEDEC.
Patrício Gomes, presidente do NUGAP diz que a meta de vendas em relação às edições anteriores já foi batida no primeiro dia. “Temos oito empreendedores com pratos inovadores, com o diferencial de que este ano o tema é ‘Nordeste Cabra da Peste’, com produtos da nossa região. Obrigatoriamente temos o arroz vermelho, a manteiga da terra, o queijo coalho, que pretendemos inserir posteriormente no Programa Feito Potiguar, um projeto do SEBRAE. Em termos de economia, vamos bater a meta de mais de 10 mil pratos, que foi o comercializado na última feira”, ressaltou.
Também estiveram presentes aos eventos acompanhando a governadora o deputado estadual Neilton Figueiredo; o secretário da Fazenda Cadu Xavier; Márcia Maia, diretora-presidente da Agência Desenvolve RN; o prefeito de Apodi, Sabino Neto e o vice-prefeito Ivanildo Lima; a secretária das Mulheres de Apodi, Eutikia Torres; o prefeito de Felipe Guerra, Salomão Gomes; Jeová Lins de Sá, superintendente do BNB no RN; Luzia Pinto da 13° Direc de Apodi; Aparecida Marinho, instrutora do Costura + RN e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Agnaldo Fernandes, além de outras autoridades.





