CulturaDestaque

Documentário “Um Lugar Chamado Apanha-Peixe” resgata a história de uma comunidade rural do RN

O documentário traz entrevistas com moradores antigos e aborda desde a origem da comunidade e o surgimento do nome Apanha-Peixe.

Caraúbas – Com o objetivo de preservar a memória de um povo que construiu sua história com trabalho, fé e resistência, um grupo de moradores da zona rural do município de Caraúbas, no Médio Oeste potiguar, decidiu produzir o documentário “Um Lugar Chamado Apanha-Peixe”. A produção independente é fruto do esforço coletivo de voluntários da própria comunidade e de localidades vizinhas, reunidos sob o nome Matuto Filmes.

A ideia do documentário surgiu diante da constatação de que os mais velhos estão partindo, levando consigo histórias, tradições e memórias que correm o risco de se perder para sempre. O desejo de eternizar essas vivências motivou o grupo a registrar, em vídeo, os principais fatos e personagens que marcaram a trajetória da comunidade de Apanha-Peixe.

Durante quase dois anos de trabalho, a equipe enfrentou desafios e lançou uma maratona em busca de apoios e patrocínios. Com a colaboração de pessoas físicas, empresas e amigos da cultura, conseguiram adquirir alguns equipamentos e dar início às gravações. O projeto foi inteiramente feito por amadores, mas guiado pela paixão pela terra natal e pelo compromisso com a história.

O documentário traz entrevistas com moradores antigos e aborda desde a origem da comunidade e o surgimento do nome Apanha-Peixe, até os conflitos por terra entre indígenas e fazendeiros, passando pelos mecanismos sociais criados ao longo do tempo: escola, igreja, posto de saúde, colônia de pescadores, entre outros.

Também são destaque no filme os meios de subsistência adotados pelos antepassados, as lendas locais, manifestações culturais e o processo de desenvolvimento da comunidade ao longo das gerações.

O trailer oficial foi lançado no último dia 15 de julho de 2025. Já a estreia do documentário está marcada para o dia 20 de setembro de 2025, na própria comunidade de Apanha-Peixe, em um evento especial em formato de cinema aberto na quadra de esportes local. Para participar, os organizadores pedem apenas 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias carentes da região.

Mais que um filme, “Um Lugar Chamado Apanha-Peixe” é uma homenagem viva a uma comunidade que resiste e se reinventa. É um registro para que as novas gerações conheçam suas origens e tenham orgulho de suas raízes.

Acompanhe os bastidores e novidades do projeto pelo Instagram: @matutofilmeson

Márcio Morais

Márcio Morais é jornalista graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Pós-graduado em Política e Gestão em Segurança Pública. Com mais de 20 anos de experiência na comunicação, foi assessor de imprensa das Prefeituras de Apodi e Pau dos Ferros, da Câmara Municipal de Apodi e de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do RN. Trabalhou também nos jornais O Mossoroense, Gazeta do Oeste e Jornal de Fato, além de fundar o jornal O Vale do Apodi. É autor da série Por Trás das Grades (volumes I, II, III e IV) e do livro Pedro Rocha – Um dos Assaltantes de Bancos mais Temidos do Nordeste, que revelam histórias reais do sistema prisional e do crime no Nordeste. Criador do projeto literário e jornalístico Por Trás das Grades, mantém o site www.portrasdasgrades.com.br e o perfil @marciomoraisrn nas redes sociais. ovaledoapodi@gmail.com - (84) 99168-2808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo