DestaquePolítica

Gustavo Carvalho alerta governo sobre a situação hídrica do RN

O Governo Federal reconheceu oficialmente a situação de emergência em 65 municípios do RN, em outubro de 2025, afetando diretamente mais de um milhão de potiguares.

Segundo dados do próprio Governo do Estado, 147 dos 167 municípios potiguares estão em situação de emergência pela seca, o que corresponde a 88% do território do Rio Grande do Norte. O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) usou o seu tempo de fala, nesta quarta-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa, para alertar o governo sobre a situação hídrica no RN. 

Em sua fala, Gustavo ressaltou que o estado se encontra em uma situação grave de abastecimento com “uma das piores crises hídricas dos últimos anos”. Segundo o Monitor de Secas da ANA, em setembro deste ano, 83,83% dos municípios do RN registraram algum nível de seca, sendo que 37,13% enfrentam seca grave.

“É importante trazermos essas informações para o nosso plenário, solicitando ao Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e ao Governo do Estado, uma atenção especial a essa pauta”, disse o parlamentar. De acordo com Gustavo, as regiões do Alto Oeste e do Seridó estão entre as mais atingidas com longos períodos sem chuvas e adutoras operando no limite.

O governo federal reconheceu oficialmente a situação de emergência em 65 municípios do RN, em outubro de 2025, afetando diretamente mais de um milhão de potiguares. “A crise hídrica do RN não é mais um fenômeno climático isolado, é um problema estrutural de gestão e infraestrutura”, reforçou o deputado Gustavo ao final do pronunciamento na Assembleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo